NOSSA HISTÓRIA

INSTITUCIONAL

História do Mundus Esportivus

No início de 2012 a psicóloga do esporte, Anna Paula Rocha Maia, buscava uma maneira de transmitir seus conhecimentos para estudantes que tivessem o interesse de ingressar profissionalmente no esporte de rendimento e para profissionais que desejassem se atualizar.

Após um longo período de planejamento e pesquisa chegaram à conclusão de que o mercado desportivo de rendimento demandava de capacitação multidisciplinar dos novos profissionais vindos das diversas áreas das ciências do esporte com oportunidades de vivenciarem, na prática, as experiências da rotina de treinos e competições.

Então, em abril de 2013, em parceria com o Fluminense Football Club e por intermédio do Sr. Renè Machado, Superintendente dos Esportes Olímpico, os sócios desenvolveram e realizaram a 1ª edição do curso multidisciplinar e capacitação denominada: “Ciências do esporte & Mundus Esportivus – Uma abordagem multidisciplinar do esporte de rendimento com ênfase na psicologia do esporte”.

Este foi o embrião de um modelo inovador de curso de capacitação para o esporte de rendimento, realizado dentro de um clube de formação de atletas por excelência, que contou com o total de 60 horas/aula, distribuídas entre aulas 40 h/a teóricas, 10 h/a de vivências coordenadas e 10 horas destinadas aos estudos de casos. Teve seu termo em agosto de 2013 e capacitou estudantes e profissionais das áreas de psicologia, educação física, jornalismo, administração, ciências econômicas e ciências sociais.

E outubro de 2013 os sócios empreenderam e, além de lançarem a 2ª edição do curso de ciência do esporte, fundando uma empresa de consultoria e capacitação com o nome de Mundus Esportivus – Consultoria e capacitação, oferecendo cursos livres de capacitação esportiva para universidades, consultoria para atletas e pais de atletas e desenvolvendo um protocolo de intenções para dar início à atividade de estudo e pesquisa no âmbito da Psicologia do Esporte pelo GEPPE/ME (Grupe de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte do Mundus Esportivus).

A 2ª edição teve termo em maio de 2014. Este teve o seu conteúdo ampliado pelo ingresso de novos colaboradores no corpo docente. Contou com um total de 128 horas/aula distribuídas entre aulas 64 h/a teóricas, 32 h/a de vivências coordenadas e 32 horas destinadas aos estudos de casos e capacitou estudantes e profissionais das áreas de psicologia, educação física, nutrição e fisioterapia.

A partir de outubro de 2013 o Mundus Esportivus ampliou a sua atuação para a área de Análise de Desempenho Esportivo desenvolvendo metodologia de análise para o basquete, o polo aquático e a natação, no Fluminense Football Club.

Em setembro de 2014 o Mundus Esportivus renovou o contrato com o clube e lançou a 3ª edição do curso de ciências do esporte. Nesta, com 24 profissionais de diversas áreas das ciências do esporte, dentre eles PhDs, doutores, mestres e especialistas, o curso teve um total de 164 horas/aula distribuídas entre aulas 84 h/a teóricas, 40 h/a de vivências coordenadas e 40 horas destinadas aos estudos de casos e, até o seu termo em junho de 2015, capacitou estudantes e profissionais das áreas de psicologia, educação física e fisioterapia. Nesta edição a maior inovação foi a criação das Avaliações Modulares. O curso fora dividido em 7 (sete) módulos temáticos e, ao final de cada um, os alunos foram submetidos à uma avaliação contendo 10 dez questões de múltipla escolha com o objetivo de melhorar a fixação dos conceitos mais importantes ao processo de capacitação e para o desenvolvimento dos estudos de caso.

A 3ª edição recebeu o apoio de importantes entidades e instituições como: o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP/RJ); o clube Fluminense Football Club (FCC); a Associação Brasileira de Psicologia do Esporte de São Paulo (ABRAPESP); a Associação de Psicologia do Esporte do Paraná (APEP); o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e a empresa PsiSpot.

Em fevereiro de 2015 o Mundus Esportivus traz ao Rio de Janeiro, para ministrar o curso de Avaliação Psicológica no Esporte, a psicóloga Regina Brandão, que atuara junto ao técnico Felipão na Copa do Mundo de 2014.

Em abril de 2015, com o domínio de novas ferramentas da psicologia do esporte, como o Biofeedback e o Coaching, mais uma vez o Mundus Esportivus inova criando uma nova área de atuação denominada PSICOLOGIA DE RENDIMENTO. Esta amplia as oportunidades de trabalho para os psicólogos do esporte pela adaptação se suas técnicas à ambientes igualmente competitivos, como a área empresarial e o concurso público.

Renovado o contrato com o Fluminense Football Club, o Mundus Esportivus lançou em setembro de 2015 a 4ª edição do curso de ciências do esporte, com 30 encontros e um total de 240 horas/aula distribuídas entre aulas 120 h/a teóricas, 60 h/a de vivências coordenadas e 60 horas destinadas aos estudos de casos até o seu termo em outubro de 2016.

Em abril de 2017 começamos a quinta edicao que terminou em abril de 2018.

Este ano, em abril de 2018, começamos a sexta edição com aulas presenciais e também online que terminarão em julho de 2019.

Em janeiro de 2019 , Anna Paula terminou o curso em orientação de emagrecimento ,obesidade e avaliação bariátrica , no Cetcc (São Paulo).